Coloridinhas

             

11 fevereiro 2011

50 hábitos literários

Há algum tempo, vi no blog da Tabata a lista de hábitos literários que ela tinha. Achei muito legal e me identifiquei em vários pontos. A idéia da lista foi do Alessandro Martins, que inspirou a Mi Müller [parte I] [parte II], que animou a Tabata [parte I] [parte II] a fazer o mesmo.
Agora é minha vez! É muito divertido listar esses hábitos. Alguns deles, eu tinha e nem percebia.
A Lua também fez a dela há algum tempinho [parte I] [parte II].. :)

Uma das minhas manias, não listada, é segurar o livro com os dedos nessa posição. Só percebi isso depois de fotografar algumas vezes e ver a repetição do gesto nas fotos..   :)


  1. Nunca deixo um livro pela metade. Leio até a última página.
  2. Sempre combino o marcador com a capa ou a temática do livro.
  3. Quase nunca repito marcador. Apenas quando é uma série ou quando começo e termino de ler o livro no mesmo dia, então considero o marcador não usado.
  4. Gosto de cheirar livros novos.
  5. Nunca começo a ler um livro no mesmo dia em que terminei outro. Me sinto traindo os personagens do livro que acabei de ler.
  6. Costumo intercalar leitura de livros com temáticas diferentes.
  7. Prefiro ler um livro de cada vez, apesar de ler mais de um ao mesmo tempo de vez em quando.
  8. Leio livros infantis e infanto-juvenis.
  9. Costumo levar o livro comigo aonde vou.
  10. Nunca levo livro na bolsa. Sou muito fresca com qualquer marquinha na capa.
  11. Gosto muito de capítulos de livros que começam com uma poesia ou frase.
  12. Sempre leio sinopse e orelhas dos livros e eventuais prólogos/introduções antes de começar a história em si.
  13. Sempre que compro um livro novo, leio as primeiras 10 ou 15 páginas. Às vezes é difícil parar.
  14. Nem vejo o tempo passar quando estou em livrarias.
  15. A capa e/ou o título do livro é a primeira coisa que me faz ter vontade de lê-lo. Se um dos dois for muito interessante, leio a sinopse, orelhas e 2 primeiras páginas. Se gostar, anoto o título e nome do autor e procuro saber mais sobre o livro na internet. Se gosto do que encontrei, coloco o livro na wishlist.
  16. Sempre que vou a livrarias, folheio os livros que estão na tal wishlist.
  17. Não gosto de organizar livros por tamanho. Apesar de fazer isso algumas vezes.
  18. Gosto mais dos livros com orelhas. Elas ajudam a manter o bom estado.
  19. Nunca uso as orelhas para marcar páginas do livro.
  20. Quando viajo, gosto de marcar o livro com fotos de pessoas das quais vou sentir saudade.
  21. Lavo as mãos antes de ler. Ou no mínimo checo se elas estão bem limpinhas.
  22. Só uso marcadores mais volumosos ou com fitinhas e fiozinhos nos livros que leio em casa. Se vou levá-lo pra algum lugar, troco de marcador. E quando volto pra casa, o original reassume o posto.
  23. Nunca uso clips ou marcadores que acho que podem marcar danificar as páginas.
  24. Não gosto de ler no computador.
  25. Adoro ganhar livros de presente e sempre exijo uma dedicatória por mais simples que seja, caso já não tenha.
  26. Adoro comprar livros em sebos que tenham dedicatória, assinatura ou data.
  27. Fico estressada se não leio nada por mais de dois dias.
  28. Gosto de ler livros que inspiraram filmes antes de assistir ao filme.
  29. Quando descubro que algum filme de que gosto foi baseado em um livro, procuro lê-lo.
  30. Não gosto de emprestar livros. Mas, empresto e sempre digo "cuida MUITO bem dele!" em tom de ameaça. >D
  31. Gosto de ter companhia para ler. As companhias mais comuns são: o Thiago, a Klarinha e o meu pai.
  32. Adoro livros de capa dura. São lindos.
  33. Sempre que termino de ler um livro, escrevo meu nome na folha de rosto junto com a data ou apenas o ano.
  34. Adoro sebos e sempre procuro pelos livros mais antigos que conseguir encontrar.
  35. Consigo ler com barulho, mas prefiro estar em lugares silenciosos.
  36. Quando ganho um livro, costumo colocá-lo de próximo na fila, pra poder dar minha opinião sobre ele pra pessoa que me presenteou.
  37. Mesmo que esteja ansiosa para saber o resto da história, nunca leio páginas à frente. Gosto de seguir a ordem das páginas.
  38. Nunca pulo partes chatas dos livros, nem longas descrições.
  39. Não gosto de comer nem beber quando estou lendo.
  40. Sempre quis ter um ex-libris em forma de carimbo, mas não consigo me decidir pelo desenho e fico adiando.
  41. Gostaria de adquirir o hábito de sublinhar trechos bonitos dos livros de literatura também. Faço isso apenas nos da faculdade (os que são meus, claro).
  42. Gosto de ler livros de literatura e poesia já sublinhados (não sublinhados muito escuros ou muito fortes, gosto deles pequenos e sem passar por cima de palavras).
  43. Não gosto de ler livros e textos da faculdade que já estejam sublinhados. Mas, leio.
  44. Tenho preconceito com livros de auto ajuda.
  45. Já tentei montar um clube de leitura que não deu certo. Mas, não vou desistir.
  46. Gosto de ler na rede quando estou em casa, apesar de a maioria das vezes ler na cama deitada ou sentada com o travesseiro no colo e o livro em cima.
  47. Gosto de ler um livro que algum amigo também esteja lendo. Para conversar sobre eles durante a leitura.
  48. Gosto de dar livros de presente. Com dedicatória.
  49. Adoro livros de bolso, mas não gosto de letras nem margens muito pequenas e nem espremidas.
  50. Quando termino de ler um livro do qual gostei, eu o fecho ainda com a história na cabeça e fico olhando pra ele, para a capa, quase acariciando. E fico um tempão parada com o livro nas mãos e olhando pro nada. E não gosto que falem comigo quando estou assim.

11 comentários:

  1. Caramba o.O Quantos hábitos literários.
    Todos os meus não devem somar uns 10, será? xD
    Acho q o principal é q eu gosto de ler antes d dormir. Quanto eu acabo o livro tb fico olhando pra capa, meio que pra gravar a imagem e lembrar q trata-se de um bom livro xD Espero q o livro não se importe =P Vou prestar mais atenção quando eu to lendo pra ver q q eu descubro xD
    =@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ><
    99% dos seus hábitos são positivos, coisinhas de quem é apaixonado pela leitura. Gostei da lista, Bee.

    ;**

    ResponderExcluir
  3. Faltou dizer que fica com um sentimento meio ambíguo em relação a alguns livros. Ao mesmo tempo que quer saber o que acontecerá no final, fica com pena porque vai acabar a história...
    Beijocas, Momoin.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sinceridade do 44! ehehe
    Eu tbm não gosto de deixar livros pela metade, mas diferente de você, eu deixo. Quando não me sinto envolvida e continuo a ler, acabo me irritando com a história, ou com o autor, e logo fico ansiosa para ler outro. Aí acaba acontecendo...Sem falar nas vezes quando surge um livro de prioridade urgente, que atropela a minha tranquilidade literária.

    ResponderExcluir
  5. Ei Bi,
    Estava relendo seus hábitos e lembrei que temos beeem guardadinhos, uns livros que foram da Bisa Zu.
    Quando você quiser é só pedir, tá?
    Beijocas, Moin.

    ResponderExcluir
  6. Vc esqueceu de falar do "Como será que ele fica na minha prateleira?" hahaha

    ResponderExcluir
  7. Hhiuahaoiuhaoiuahioahaoiuhaoia

    Verdadeeeee! xD

    ResponderExcluir
  8. Muito legal seus hábitos. Adorei.

    Fiquei na vontade de fazer uma dessas também!!

    Seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  9. WOW eu tb!! 44.Tenho preconceito com livros de auto ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Quando acabo de ler, eu também fico olhando pro livro, ou deito abraçada com ele kkkkkkkkkk. Isso tudo pra acabar um ritual, pra dizer "olha, eu terminei de ler você, mas nunca lhe esquecerei". É tão triste/mágico/indescritível

    ResponderExcluir
  11. Tenho alguns hábitos iguais, kkkk
    Amo cheirar livros <3

    http://blogdamarianascimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...