Coloridinhas

             

16 outubro 2011

[Receita] Scones ♥

Fiquei impressionada quando percebi que não postava há quase um mês.
Tenho planejado várias coisas para o blog, mas realizado nenhuma delas. Ando bastante desorganizada com as coisas da vida, me perdoem!

Mas, estou de volta pra postar uma receita muuuito boa que a Tay está cobrando que eu faça de novo há um bom tempo!
Trata-se dos scones, pãezinhos que conheci quando morei um tempinho em Cambridge. A origem do tal pãozinho é escocesa e eles são bastante famosos lá pelo Reino Unido! Uma delicinha! :)

Quis fazer em forma de coração para usar os cortadores novos! :)
Vamos à receita!

Ingredientes:
  • 175g ou 1 ½ xícara de farinha de trigo;
  • 2 col. de sopa de açúcar;
  • 1 col. de sopa de fermento;
  • 1 pitadinha de sal;
  • 5 col. de sopa de manteiga ou margarina;
  • ½ xícara de leite integral (fiz com desnatado por falta do integral e deu certo!).

É bastante fácil de fazer.
Em uma bacia, peneire todos os ingredientes secos. Depois, acrescente a manteiga ou margarina e misture bem. O melhor nessa etapa é usar as mãos, mas não é extremamente necessário. Depois de bem misturado, seu futuro scone vai ficar parecendo essa farinha da foto abaixo:


Depois disso, adicione o leite e misture bem até ficar homogêneo. Em todas as vezes que fiz esses scones, o leite pedido na receita foi além do que precisava. Então, depois de misturar bem, obtive uma massa meio grudenta, sabe?

Se a sua também ficar assim, vá adicionando farinha de trigo e misturando aos poucos até a massa ficar com uma textura boa para manipular e o suficientemente firme para ser esticada e cortada. É o próximo passo.


Estique a massa sobre uma bancada limpa. O rolo de macarrão que tinha aqui em casa quebrou, então estico com as mãos mesmo, até prefiro. Sempre que posso uso as mãos. 
Sinto falta do rolo apenas quando vou fazer biscoitos que quero que fiquem perfeitinhos.

A espessura ideal da massa esticada é aproximadamente 1cm. Mas, já fiz scones mais espessos e funciona bem também!

 
Corte a massa com cortadores do formato de sua preferência. O tamanho que acho ideal é de aproximadamente 6cm de diâmetro, mas isso fica a seu critério! :)
Em uma forma untada e enfarinhada ou coberta com papel manteiga, coloque os scones deixando um pequeno espaço entre eles, pois crescem um pouco e se colocados muito juntos, podem formar scones gêmeos.

Quem preferir, pode dar pinceladas de leite ou de gema de ovo batida por cima para dar aquela famosa douradinha. Eu não acho necessário, apesar de achar que fica bonitinho. Então, nunca fiz assim..

Asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 15min, ou até começar a dourar as bordinhas.
Pronto!
Sirva com manteiga, requeijão ou geléia. Na minha opinião são os melhores acompanhamentos! :)


Quem não tiver cortadores em casa, também pode simplesmente cortar a massa em pedaços iguais, fazer bolinhas com as mãos e achatá-las. Já fiz assim e ficou muito bom também, além de dar menos trabalho! O resultado foi esse aqui:

Repararam que a textura ficou diferente? É a mesma receita. Acho que foi a mudança nas marcas dos ingredientes, principalmente a farinha de trigo. E o fato de o leite ter sido integral nessa das bolinhas. Mas, o sabor foi deliciosamente o mesmo! Garanto! :)
Se ficou alguma dúvida, é só comentar! o/
Bom apetite!

24 comentários:

  1. Há muuuuito tempo fiz scones, por isso não me lembro qual a textura deles. Eles são quebradiços com um biscoito ou ficam mais fofinhos?

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!
    Os scones são tipo pães mesmo! Ficam macios e fofinhos! :)

    E são super gostosos! o/

    ResponderExcluir
  3. Parece uma delícia, heim! Além de ter ficado fofo em formato de coração!

    Ah, adorei a dica sobre a Flora, vou procurar por essa escritora. É sempre bom conhecer novos olhares!

    ResponderExcluir
  4. Acho que a textura pode ter ficado diferente porque você o fez mais achatadinho para o corte. Em formato de bolinha ao assar deve ficar essa carinha de biscoito "quebra-quebra", como diz minha vovó. : )

    ResponderExcluir
  5. Se sua vó disse, ta dito! rs!
    Com experiência de vó não se discute! rsrs

    ResponderExcluir
  6. Awn se fica macio eu vou fazer *-* será que cai bem com nutella? :x *pensamento de gordinha*

    ResponderExcluir
  7. que delicinha Bibi *-*
    e são ingredientes tão fáceis né?! deu super vontade de fazer :D
    e obrigada pelo comentário, é muito significativo para mim, mudar é uma constante e nem sempre da certo mas acho necessário, tanto quanto respirar sei lá, eu vejo essa necessidade quando percebo estar terrivelmente integrada em uma rotina, sou geminiana, imagina. :~
    rotina é desesperador para mim. de passinho em passinho eu me estabilizo :p
    :* ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. eu poderia aproveitar que a minha vó tá aqui em casa e mostrar essa receita a ela, né? :P se bem que eu não achei complicado, dá p/ eu arriscar (será? será?).

    a primeira foto tá tão amor ;-)

    beijo, biaaanca

    ResponderExcluir
  9. Você passou uma temporada em Cambridge? Ai por favor, faz um post me contando como foi *-* Você foi no meu blog e me deixou um comentário, eu respondi lá mesmo, se quiser conferir a resposta. Ai vim ver se você tinha atualizado e encontro essas fotos lindas,hum... que fominha :) Essa caneca com alça de coração é sua? OMG que linda! Adorei. Ah, vou adorar se você atualizar mais vezes. hihihi.

    ResponderExcluir
  10. Que amor esse pãozinho! Tô imaginando ele quentinho! Hummmm! :)

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  11. Oii!!!

    Vou tentar fazer :)

    Adoro as receitas que vc coloca no blog!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Bi, que feliz de vir aqui e ver que você voltou (ao contrário de mim que abandonei o meu sem dó)!

    ;***

    ResponderExcluir
  13. Oi Bianca,
    Então, vc tem que experimentar aquele que eu comprei que é sucesso garantido ( mas tenha um copo d'água em mãos)!

    Nossa eu super vou fazer essa receita ! E o que é esse cortador de coração ? uma fofura que só !! ^^

    Beijinhos e não suma !

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bibi! Que saudades! Deu saudade também dos scones que eu comi no Green Coffe, naqueles dias friiiooos! Eles eram perfeitos, quentinhos e servidos com aquela manteiguinha Anchor... E depois, uma passadinha na Cath Kidston, na Paperchase,naquela lojinha hiper vintage cheia de coisas fofas... Claro, sempre com aquele burburinho constante das minhas três pequenas! O tempo passa e agora parece que faz um tempão que estivemos lá... Vou testar a receita, mas talvez inclua umas uvas passas pra ficar mais parecido com os que eu comia... bjs, Bella.

    ResponderExcluir
  15. Meniiina! seu blog é muito de utilidade pública! muiats receitinhas, muitos DIY, e outras coisinhas! que fofa vc!
    viu essa receita, dá pra substituir por farinha integral? achei mais bonitinhos quando faz em bolinha, parece pão de queijo!!!
    adorei aqui, voltarei com certeza!
    beijos!

    ResponderExcluir
  16. vc sempre com as melhores receitas, não é??
    eu só fui conhecer scones depois q eu voltei de londres #fail hahahaha mas ja ouvi falar que esses pãezinhos têm lugar garantido nos mais famosos chás da 5 da Inglaterra!!! Devem ser uma delicia e nem parece assim tao dificil.. acho que vou tentar :DD
    hihihi
    bjos!!!
    aaahh!!! a primeira foto ta taaaao lindaaa!!! adorei o coração do scone e o da canecaaa!! que lindaaa <333

    ResponderExcluir
  17. Yummm!

    Quando vi a foto dos Scones tive a mesma dúvida da Renata, se eram pães ou biscoitinhos.

    Deve ter ficado uma delícia, Bia! Foi devorado em quanto tempo? :P

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Ai, que amor! Receitas + imagens lindas do momento do preparo = eu com olhos brilhando. *---* Adorei a receita, super simples e qualquer dia farei aqui em casa. ;)


    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Bellaaa..

    Poxa vida.. morro de saudade de vocês também! Vivo lembrando e falando das pequenas! Os amigos mais próximos já até sabem quem é quem, mesmo sem ter conhecido! ^^

    Achei engraçado você ter falado que tem um tempão. Me assustei outro dia quando lembrei que tem quase um ano que a gente saiu daí de Campinas! Pra mim passou tão rápido esse ano que parece que ontem mesmo a gente ainda tava lá passeando ou assistindo os programas legais das BBCs!
    Mal posso esperar pra chegar o natal! ^^

    A receita de scones daquele nosso livro também é boa! Já testei! Não vi taanta diferença não.. só fazendo de novo pra comparar! Mas, lembro que deu certinho. Aliás.. todas as que fiz daquele livro deram certo. Só o tempo pra assar que nunca é o que está escrito e tenho que ficar de olho! Mas aí varia de forno pra forno, né! :)

    Beijooooos cheios de saudade!

    P.S.: Já tem uma caixa cheia de coisinha pra mandar pra vocês aqui em casa! Eu e minha Moin sempre lembramos de todas quando estamos passeando e daí não tem como não ir juntando coisinhas! ^^

    ResponderExcluir
  20. Adorei a idéia do crepe , acho que deve ficar muito lindo e gostoso meeeesmo ! hahah !
    Quando fizer posta e me avisa !! haha!

    Beijinhos !

    ResponderExcluir
  21. Nham nham nham, eu já quero! Anotei a receita e vou tentar fazer, tomara que dê certo.

    Fiquei com água na boca aqui, tô na maior fome do mundo nesse exato momento, hahah

    beijos querida

    ResponderExcluir
  22. Bee, você e essa suas receitinhas de encher os olhos ein? :D Bom, eu já tentei os brownies e ficaram ótimos, em breve vou tentar essa também ♥

    Beijos :*
    Ps: Estava mesmo sentindo falta dos seus posts *-*

    ResponderExcluir
  23. Acabei de fazer ta no forno!*-* Eu fiz duas receitas e usei uma xícara como cortador.

    ResponderExcluir
  24. MEU DEUS FICOU DELICIOSO!AMEIII!!! *-*

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...