Coloridinhas

             

03 maio 2012

[Inspiração] Handcarved stamp.

Sempre gostei muito de carimbos. Há um tempo, passeando pela internet, encontrei várias fotos de carimbos artesanais. Achei os hand carved rubber stamps.. nome grande.. pois é. Digitei isso no google, flickr, e saí pesquisando sobre o assunto.

Descobri que nada mais é do que linogravura, ou linoleogravura. Essa técnica consiste em gravar no linóleo (um tipo de borracha) uma imagem e usá-la como matriz para a reprodução em papel, tecido e outros materiais.
Foto: Memi
Algumas pessoas, usam borracha escolar para fazerem os carimbos! E funciona perfeitamente bem. Acredito que a grande diferença esteja na durabilidade do material e no processo de gravar a imagem, já que as texturas são diferentes.

Para fazer os carimbos tão delicados, com linhas pequenas, precisamos de materiais apropriados. Dá pra usar estilete de precisão, mas existem ferramentas feitas apenas para isso que facilitam muito o trabalho.
Foto: Craft Pudding
É muito apaixonante, né?
O Superziper já publicou um tutorial bem explicadinho. Clica aqui pra ver! :)

Pesquisando fotos e materiais para o post, encontrei esse vídeo no Vimeo. É da Camille. Ela faz carimbos impressionantemente incríveis! Enormes, com desenhos de cidades, capas de cadernos.. coisas mais lindas de se ver!
Esse vídeo mostra bem o processo da linogravura.

Já até me aventurei em um carimbinho de cupcake, mas dei de presente (oi, Bella.. ^^) e não tirei fotos..
Porém, logo desisti de fazer outras tentativas pela falta de material apropriado. É realmente difícil fazer carimbos pequenos usando apenas estilete.
Não é impossível, claro. Já vi alguns incríveis por aí, mas essa habilidade eu ainda não tenho! :P
Foto: Memi
Foto: Craft Pudding
Foto: Memi
Abaixo, duas fotos pra mostrar que também dá pra carimbar tecido.. acho que não funciona com qualquer tinta, mas dá pra fazer testes.
Foto: Memi
Quem mais aí teve mil idéias brotando na cabeça depois de ver essas duas fotos dos tecidos? :)
Foto: Memi
Agora, quem quiser conhecer mais ou ver mais fotos lindas, dá uma olhadinha nos links:

Primeiro, os blogs dos quais saíram as fotos que ilustram o post:
Memi The Rainbow
Craft Pudding

Grupo do Flickr.
Blog da Geninne (com tutoriais em fotos e vídeo).
Blog da Ishtar Oliveira (com tutorial).

20 comentários:

  1. Eu comprei uma caixa com umas 20 borrachas na Kalunga por 3 e pouquinho! Fiz o alfabeto só! Na Casa das Artes vende um bastão enorme de madeira que dá pra serrar e fazer cubinhos pra grudar nas borracas e usar de apoio, mas jogaram fora sem minha autorização antes de eu usar =( esse foi carinho, custou 7. Mas se dividir pelo tanto que rende, sai barato! Agora fiquei com vontade de pesquisar imagens, como estuda pra prova de percepção assim??

    ResponderExcluir
  2. Que legal essa idéia! Dá vontade de sair carimbando tudo pela frente!!!! hahaha :D Imagina, dá pra fazer lenços, camisetas... tudo lindo!

    ResponderExcluir
  3. aaah! que lindo!!!

    quando eu era criança fazia carimbo de batata HAHAHA. achei muito legal, o de negócinho de balas ali e o de bicicleta, imagina um de coruja, ou xícara? minha cabeça fervilhando agora de ideias. eu não tenho muita habilidade com estilete, eu me corto com a tesoura, imagina o desastre né?! mas adorei. ^^

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal a ideia desses carimbos e esses que tem nas imagens são lindos, também não tenho essa habilidade...cada um com seu talento, né?
    bjoks

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, que charme está essa bordinha do blog! Ficou muito sua cara, Bia!
    Em segundo, muito legal essa ideia dos carinhos. Eu uso aqueles aqueles lápis com borracha na ponto como carimbo, mas nesse caso só dá pra fazer formas bem pequeninhas.
    Se for de ver, pouco separa a xilogravura desses carimbinhos.

    Beijos ((:

    ResponderExcluir
  6. e eu ainda achava que tinha mão firme pra desenho. imagine que trabalhoso isso deve ser?
    os carimbos são lindos, e já quero o da bicicleta pra miiim! = D

    ResponderExcluir
  7. Que legal voce falar disso.
    Carimbos sao uma otima opção pra enfeitar nossas folhinhas do diario. rsrs
    tbm acho que nao tenho dom de fazer coisas manuais, mas adimiro muito!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Caracas...
    blog muito massa, gosti muito das tuas idéias e do blog inteirinho, sem tirar nem pôr...
    Foi uma amiga minha que indicou o blog e realmente é muito bom...
    o link do meu blog ta ai óó: http://anewday-porlih.blogspot.com.br/

    Espero que goste como eu gostei do seu... O blog é novo( assim como eu no mundo da blogosfera rsrs) mas espero que goste, bjs
    ...Lih...

    ResponderExcluir
  9. Guria, adorei essa ideia dos carimbos. Muito lindo. Adorei teu blog, já até adicionei aqui nos favoritos.
    Grande beijo,
    http://www.6dejulho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Conheço há pouco tempo esses carimbos feitos com borracha. Acho a ideia super legal! :) Quero tentar fazer alguns bem simples um dia desses, essas fotos que você postou me deixaram muito inspirada! ;)

    ResponderExcluir
  11. olaaa
    aii gosto tanto destas coisinhas, tenho uns com carinhas de animais, nem sei onde esta metade deles,tenho de comprar umas borrachas para fazer nos links que colocaste estao desenhos muito liindos

    bjinho

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bem? Sempre visito o seu blog, mas essa é a primeira vez que deixo um comentário.
    Adorei os carimbos. O da bicicletinha foi o mais fofo pra mim *---*
    Seu blog está ficando lindo com as mudancinhas no layout.
    Gosto do seu texto e da maneira como você sempre posta coisas legais e inspiradoras aqui. Sucesso!
    http://www.hidaianarosa.com/

    ResponderExcluir
  13. Puxa, Bi!
    Seu post me fez lembrar de uma época muito gostosa da minha infância, na qual os carimbos eram moda. Eu amava, apesar da tinta acabar bem depressa... fiquei com uma saudade imensa de recuperar minha coleção!

    Esses modelos do post são lindos demais, bem delicados! Adorei!

    Um beijo, e bom domingo!

    ResponderExcluir
  14. achei super interessante,o que eu mais gostei foi o do robozinho.
    http://floresdemarshmallow.tk

    ResponderExcluir
  15. Oi Bibiiii...eu como sempre passando por aqui sempre mas sem deixar comentáriosss...mas agora criei vergonha e tirei um tempinho...que delícia de post...tudo lindo..queria muito ter visto o de cupcake que vc fez...seria muito divertido se eu conseguisse fazer um e carimbar um lenço...mas acho que não tenho habilidade para isso...adoro seu blog viu..to aqui sempre...bjinhosss aparece mais no face depois :) Ah...fala disso mais vezes depois pq eu adoreiiii

    ResponderExcluir
  16. Adorei a primeira foto! E amei seu layout novo, principalmente as cores, super lindo!

    ResponderExcluir
  17. Que liiiiindos!
    Lembrei de xilogravuras..

    Ia comprar uns para mim, mas o preço me assustou. Não sei se eu olhei em um lugar ruim... enfim.

    =*

    ResponderExcluir
  18. Meryyy... tá sumida mesmo! :P

    Entãooo.. pretendo sim falar mais disso por aqui! Acho que vou comprar as ferramentinhas pra fazer! E aí falo mais!
    Pode demorar um pouco, mas é uma coisa que tenho sempre na cabeça isso de fazer carimbinhos! ^^

    ;*

    ResponderExcluir
  19. eu costumava fazer carimbos quando criança. mas, os meus eram bem amadores, desenhava na borracha com uma caneta [com traços bem forte] e colocava no papel antes que a tinta secasse. e ficava

    ResponderExcluir
  20. Ai socorro quero dormir,mas seu blog incrível não me deixa!

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...