Coloridinhas

             

21 agosto 2012

México - Igrejas

Para saber o que eu tava fazendo no México, clica aqui e leia o primeiro post da série. Ou quer conhecer Teotihuacan? Clica aqui.
E se você ainda não tá participando do Sorteio, clica aqui! :D

Hoje, estou aqui para mostrar pra vocês as igrejas muitíssimo incríveis que visitei por lá pelo país dos sombreros! Todas são católicas, lindas e muuuito antigas.
Tenho minhas crenças, mas não sigo nenhuma religião. Apesar disso, gosto muito de visitar as igrejas nos lugares aonde vou. Elas fazem parte da história daquele lugar e têm um clima gostoso, sabe? Aquele silêncio, pessoas rezando.. quadros bonitos, esculturas..
"Sabemos que Deus nos chama, mas não por celular. Desligue-o por favor"
Achei o máximo esse aviso na porta de uma das igrejas. Essa, ficava no meio de um campo cheio de pedras e construções. E ela mesma foi construída com pedras antigas, retiradas das posições originais pelos colonizadores.
Catedral do Zocalo, centro da cidade.
Aí, pra quem queria ver a de Guadalupe.. :)
A foto acima, mostra o prédio antigo da igreja da Nossa Senhora de Guadalupe. Abaixo, o prédio novo. Os dois estão em funcionamento e ficam em uma mesma praça bem enorme e bonita!

Achei super bonitas essas luminárias! E me expliquem por favor o que é esse órgão enorme no canto direito da foto! Por sorte, estava acontecendo uma missa quando passamos e pudemos ouvir um pouco da música saída dele.. :)
Moin e Tia Tiana na tal da praça da Nossa Sra. de Guadalupe.
Achei bonita a luz da janela apontada para esse homem rezando. Ao vivo estava ainda mais bonita.
Paiê e Vic em uma igreja pequena, perto do museu de Bellas Artes.
Gente, o México tá afundando. Pois é! Quando a cidade do México foi construída, tinha muita muita água. E vários aterramentos foram feitos. Mas, com o passar dos anos, a água está se aproximando. E o chão de vários prédios antigos está cedendo, inclinando.. Nessa igreja da foto de cima, dava pra sentir a inclinação à medida em que caminhávamos para o fundo.
E se vocês prestarem atenção na foto, a praça está levemente tombada para o lado direito. E a igreja, para o lado esquerdo. Bizarro, não?
Uma coisa muito interessante que achei, foi que existiam Cristos-de-não-sei-das-quantas em várias igrejas, cada nome vinculado a uma história diferente.
Já sabia que no mundo todo existem várias Nossas Senhoras de vários lugares e ocasiões. Cada uma com uma história para contar. Mas, até onde conhecia, Jesus só tinha um. Mas, não no México.

Por lá, fotografei o Senhor dos cachecóis, na foto acima. E o Jesus negro, na foto abaixo.
Não tive oportunidade de conhecer a história do Senhor dos cachecóis, mas a do Jesus negro sim. Foi o seguinte (resumindo): Havia um homem bom e um homem mau. O homem bom todos os dias visitava uma imagem de Cristo e beijava-lhe os pés. Um belo dia, o cara mau resolveu colocar veneno nos pés da imagem, para quando o homem bom beijasse, acabasse também por tomar o veneno e morrer.
Acontece que a imagem absorveu todo o veneno e ficou negra, e o homem bom não morreu, foi protegido por Cristo.

E isso é tudo o que sei, e o que consegui entender do que o cara explicou em espanhol, lá na igreja.

E para finalizar, o teto de um templo maçon. Achei muito bonito e tive que fotografar. Logo depois do "clique", uma moça me avisou que não podia fotografar lá dentro. Tive que me contentar com apenas uma foto desse teto tão interessante.

27 comentários:

  1. Nuss muito lido! Eu teria ficado hrs e hrs observando tudo hihi

    Me deu uma vontade de visitar tbm!

    Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Nossa, com esses posts teus da vontade de ir pro Mexico! rs
    e essas fotos que voce tirou!? o album vai ficar uma maravilha!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. com as tuas historias da vontade de ir pro Mexico ver tudo!

    e essas fotos que vc fez?!!
    vai dar um album maravilhoso!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. O México é LINDO ♥ que encanto, hein.

    Adorei cada foto, especialmente das igrejas! *-* vontade de ir pra lá já!

    ResponderExcluir
  5. Muito inspiradora essas fotos!
    Também tenho vontade de fazer uma visita dessa mas para o Reino Unido, não sei por que mas o lugar me chama a atenção, quando tiver uma graninha amais vou para lá... sonhos! rsrs
    bjo bjo!

    http://maywaltz.blogspot.com.br/2012/08/esta-tudo-monotono-la-vem-ela.html

    ResponderExcluir
  6. Só quero que você me responda uma coisa, o que é são essas luminárias? Nossa, adorei essa foto e sem falar no órgão. :O

    Ai o México tem muita coisa bonita mesmo né Bianca?! Adorando os posts sobre a viagem. ^^

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Coisa mais linda meu deus *.*


    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Bia, quanto lugar lindo!!!
    O que é esse altar do Jesus negro?? Muito bonito mesmo!!
    Adorei a luz nas fotos, ficou linda, principalmente a do homem rezando e do seu pai perto da porta da igreja. Adorei!! <3
    O México tá afundando?? Tenho que ir pra lá logo então!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Também adoro visitar igrejas, Bianca :) Amo história e fico viajando mesmo quando entro em lugares beeem antigos, fico imaginando a galera que passava por lá na época em que o lugar foi construído, imagino a vida deles... Sou louca? Hahahaha

    Estive em Minas no fim de junho (vou postar sobre lá no blog assim que sobrar um tempinho!) e me apaixonei pelas igrejas de Ouro Preto... Lindas lindas <3 Pena que lá não podemos fotografar :/

    Siiim, voltando ao post... Que igrejas lindas essas do México, hein? Que altar é esse onde está o Jesus negro? Encantador!

    E caramba, que louca essa história do México estar afundando... Não sabia meesmo, mas será uma pena se isso prejudicar/acabar com os prédios históricos. Sabe dizer se o pessoal lá tá fazendo alguma coisa para tentar evitar problemas? (Se é que há algo para se fazer)

    Bjs!

    PS: O que é esse recado na primeira foto? Adoreeeei! Hahaha :D
    PPS: Dá para perceber que eu fiquei encantada com seu post, né? :P

    ResponderExcluir
  10. Céus, que igrejas bonitas! Eu sempre achei que o "interessante" do México fosse mais as pirâmides e coisas relacionadas, haha, mas pelo visto me enganei: olha só essas construções! É tudo tão bonito e cheio de detalhes! E legal a história de Jesus Negro, também nunca tinha ouvido falar de vários Jesus. Fiquei com muita vontade de ir pro México!

    Beijinhos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  11. Ai que vontade de fazer uma viagens dessas.
    Lindas as fotos.

    Bjim

    ResponderExcluir
  12. Eu achei as igrejas maravilhosas, eu acho que é esse meu lado vintage que fala mais alto sempre. Cada detalhe é incrível.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de não ser católica eu fico deslumbrada com essas igrejas maravilhosas. São tantos detalhes lindos, pinturas, esculturas, acho muito legal. Adorei conhecer essas igrejas pelas fotos.

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bianca! Tinha um tempinho que não vinha por aqui mas, voltei e fiquei tão contente com os posts! Tudo de uma lindeza sem tamanho!

    Sou completamente apaixonada pelo México, no ano passado fiz um mochilão de 20 dias por lá. Não tenho nem palavras para descrever o país. Sério, amo demais aquele lugar!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. A foto do teto ficou linda, pena não ter dado mais pra fotografar :/ Eu também tenho muito interesse por igrejas e templos, apesar de ser ateia, esses lugares contam muita da história do lugar, é imperdivel.

    ResponderExcluir
  16. O que são essas luminárias lindas? ADOREI!
    E o órgão também. Já tive a maravilhosa de assistir a uma missa ao som de órgão, foi um dos momentos mais belos que já vivi. Acho lindo de arrepiar!
    Aliás, adorei o post todo! Sou apaixonada por igrejas. Elas são todas tão lindas e fotografáveis.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Que construção vitoriana linda a da igreja de N.S. Guadalupe !!!! *-*

    Sabe o que essas luminárias me lembraram? favos de mel !! repara só !! Deve ser por isso que vc gostou tanto Bee ! ^^

    Afundando? Medinho !! Nossa que pena, espero que eles possam cuidar pra que algo não aconteça, pq se acontecer imagina a desgraça? =/

    O que é essa igreja que tem o jesus negro? OURO !! OURO !! hahahaha Linda demais e a história tbm !

    Estou adorando os posts, mesmo , mesmo !! ^^

    ResponderExcluir
  18. Bah, que incrivel que tu foi pro México. Eu vou fazer a viagem dos meus sonhos ano que vem também. E eu mal posso esperar.
    Achei incrivel essa historia do Jesus negro.
    Bom, tô seguindo teu blog.

    Beijos,
    Yasmin quer falar

    ResponderExcluir
  19. Aaaaaain suas fotos estão lindas, deve ter sido uma experiência única mesmo!! Eu também tenho a minha religião toda peculiar, mas também gosto muito de visitar igrejas em todos os lugares que eu vou!

    Beijos!!
    (será que terá foto de alguma caveira mexicana bem linda?)

    ResponderExcluir
  20. hahaha...Muito legal...Olha, a questão de Nossa senhora, é assim: Existe só UMA Nossa Senhora (que é a Mãe de Jesus), mas, a cada aparição dela ela aparece de um jeito, com as características do país que a vê.
    Por exemplo: em Fátima, Maria aparece com pele branca e expressões parecidas com dos portugueses; no México, com pele mais queimada do sol e expressões faciais parecidas com as dos mexicanos.

    =)

    ResponderExcluir
  21. Adoro igrejas antigas.. Salvador tem muitas! E uma cidade vizinha aqui a Aracaju, São Cristóvão tbm.

    É uma delicia de passeio, me sinto mais leve. Sério.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Lá no México a religiosidade é super forte, isso é confirmado com essas suas imagens...

    Deve ser muito emocionante ver a pintura de Nossa Senhora de Guadalupe de perto!
    Achei tão estiloso o arranjo de pendentes da igreja dessa padroeira.

    ResponderExcluir
  23. Ah... e obrigada pelo carinho lá no blog :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Ouu que lindas ficaram as fotografias...

    meu trabalho é com elas..

    da uma passadinha lá tb.
    http://l-fotografias.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Letíciaa...

    Pois é! As Nossas Senhoras eu conhecia. Não sou católica, mas meus avós por parte de pai e de mãe são muitooo! Então, fiz catequese desde muito novinha e conheço as histórias das nossas senhoras e das aparições.

    Lá no México, essa coisa dos santos é tão forte que se você tem o nome de um santo, no dia dele, você não precisa ir à escola ou trabalho. Minha mãe se chama Maria de Fátima e quando morou lá, o dia de nossa senhora de Fátima era feriado pra ela! Legal, né? :P

    ;*

    ResponderExcluir
  26. Ai, querida, eu acho lindas as igrejas! Desde as mais antigas até as mais recentes, como a de Brasília. É tão gostoso entrar, conhecer, observar velas acesas, pessoas rezando... Tudo muito revigorante.

    Beijo grande :*
    PS: Estou adorando estes posts do México! Deu vontade de visitar!

    ResponderExcluir
  27. To adorando as fotos da tua viagem! Tem muita coisa linda... :) Não tenho uma religião específica, mas eu me encanto toda vez que entro numa igreja católica. Eu adoro ver cada detalhe, acho muito rico, tudo muito estratégico e bem pensado. Acho incrível!!!

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...