Coloridinhas

             

23 agosto 2012

México - Museu de Antropologia

Para saber o que eu tava fazendo no México, clica aqui e leia o primeiro post da série. Ou quer conhecer Teotihuacan? Clica aqui. Talvez você esteja procurando pelas lindas igrejas.. clica aqui.
E se você ainda não tá participando do Sorteio, clica aqui e se inscreva! :D

Acho que o Museu de Antropologia foi o mais impressionante, entre todos os que visitei no México. Não digo o que mais gostei, pois seria muito difícil de avaliar. Mas, ele está entre os mais organizados, bem estruturados e cheios de história pra contar que já vi na vida.
Oh!
Sei que não vou conseguir mostrar nem expressar o quanto é incrível esse museu. É parada obrigatória pra quem visitar a cidade. Pode reservar um dia inteiro só para passear por ele.

Logo que chegamos, haviam algumas pessoas em frente ao museu que faziam apresentações. Representavam rituais e danças típicas dos povos antigos, pré colombianos. Uma das apresentações que estava acontecendo era uma dança. Chamam de dança, mas era uma galera (5 pessoas) com umas roupas coloridas, que subiam um mastro. Lá em cima, quatro deles se prendiam a cordas, que eram enroladas no mastro enquanto um outro ficava tocando uma tamborzinho. Depois, os quatro que estavam presos às 4 cordas, iam descendo de cabeça para baixo até chegar ao chão.
Não vou dizer que é a coisa mais incrível e circense do mundo, mas foi muito divertido! E imaginar que isso era feito antigamente com muito menos estrutura é impressionante.
Entrando no prédio do museu, iniciamos o passeio conhecendo um pouco das civilizações que se sucederam aos povos pré colombianos. São como aldeias indígenas que temos no Brasil.. uma mistura da cultura de antes com a cultura das grandes cidades.

Tudo era muito bem feito. Íamos passando e a cada novo povoado, tinha uma instalação diferente, que mostrava como são as casas, as plantações.. e sempre tinha algo tocando nas caixas de som. Em alguns lugares, era uma música típica, em outros, eram pessoas falando o dialeto daquela tribo.
 Além das instalações, vimos também muitas maquetes. Todas bem bonitas, com iluminação especial, expressões faciais bem feitas. Parecia de fato uma realidade em miniatura.
As maquetes estavam em todo o museu. Na parte que mostrava a pré história, na que mostrava povos recentes, que existem hoje em dia.
Vimos de tudo. Fósseis muito antigos, hominídeos, animais (vimos um fóssil de mamute). Também passamos pela parte das pedras dos astecas e dos maias, pelas cerâmicas, utensílios, armas, adornos, túmulos, artesanatos...
Coberto com miçangas. Incrível, né?
Árvore da vida. Tudo aí tinha uma simbologia especial.
A gente se pega em vários momentos, olhando para uma pedra imensa, ou para uma peça de cerâmica, tentando imaginar o que aconteceu com ela até chegar alí. Como será que foi feita? Quem será que tocou nisso? Onde isso estava há 100 anos? E há 1000 anos? É incrível.
Dá para pensar até nesse esqueletinho aí encolhido. Aposto que a pessoa que habitava esses ossos não imaginou que um dia estaria onde está agora. Deve ter vivido e sofrido, amado, deve ter chorado, deve ter ficado com a garganta inflamada um dia, ou pode ser que tenha tido dor no joelho, quando estava crescendo.
Pedra do Sol, também chamada erroneamente de calendário asteca.
Vanessa  e a Deborah comentaram em um dos posts que se sentiam assim também. Emocionadas quando passeavam por museus. E não há como ser diferente. 

A gente é levado a lugares muito longes. Estávamos em família, mas em vários momentos, me pegava sozinha numa reflexão louca, sobre tudo aquilo que estava vendo, sobre a vida, sobre o tempo e o espaço, sobre as memórias, a composição das coisas, a efemeridade de tudo...
Gente... de verdade: filosofem no Museu de Antropologia. Vão ter que me fazer mais essa promessa, tá?  Pode ser? Tranquilo?

33 comentários:

  1. Muito bonito! Um dia todo seria pouco pra pode conhecer e olhar tudo hihi
    Adorei! Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Gente, super necessito de fazer uma viagem dessas =). Fotografias maravilhosas, td incrível.

    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Só mais uma coisinha: Obrigada por trazer um pouquinho do México sob o seu olhar.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tô pirando MUITO com essas fotos da sua viagem! que vontade doida de viajar!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que máximo, também quero viajar! Adoro museus e adoro quando os blogs que sigo tem esse tipo de conteúdo, a gente acaba viajando junto! ^^

    beijokas

    ResponderExcluir
  6. Te faço essa promessa tranquilamente.

    Sério, ver suas fotos do México e suas divagações sobre o lugar me faz morrer de vontade de estar lá, me faz sentir como se estivesse por segundos lá. Adorei/tô adorando, mesmo.

    Especialmente seu trecho sobre o esqueleto. É meio mágico imaginar a vida dele, o que ele passou e o que sentiu, onde estava e o que fez!

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro museu. Sempre que conheço algum me pego encantada :)

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Olha, o melhor de tudo é ver as pessoas amadurecerem hahaha. É um grande alívio.
    Mas o deslumbramento é bom, sim, porque é uma fase importante pra o que vem depois, né?

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Suas fotos ficaram lindas!!! Adorei a primeira hehehehehe E gente, o méxico antes da colonização já possuia uma civilização incrível, cheia de história mesmo, imagino o quanto foi emocionante perpassar por tudo isso. E o que são essas miniaturas? OWN

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei, flor! Eu gosto bastante de museus, apesar de ter visitado poucos e eles serem pequenos em comparação a tantos outros. Este daí tem um ar de magia... :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  11. Museu é algo inexplicável não? espaço de aprendizado, fruição, reflexão, criatividade.. museu:mais uma incrível invenção da grécia antiga.

    Agora, tenho uma novidade Bianca, to de blog novo! O Glam It não tava mais cabendo nas minhas vontades no blog e tal, aí criei outro!

    pode deixar que é mais uma promessa q vou fazer q eh visitar esse museu! rsrsr Ahh ja to participando da promo viu?!

    beeeijos!

    ResponderExcluir
  12. oiii

    nossa, adorei as fotos!
    sempre tive vontade de conhecer o México, teve uma amiga minha que foi a Cancum e fiquei encantada...agora com suas fotos fiquei mais fascinada ainda...
    e que triste isso da cidade estar afundando né?

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  13. Eu vim lhe deixar um convite
    Passei por aqui, para lê o seu blogue.
    Admirável. Harmonioso. Eu também estou montando um. Não tem as Cores e as Nuances do Vosso. Mas, confesso que é uma página, assim, meia que eclética. Hum... bem simples, quase Simplória. E outra vez lhe afirmo. Uma página autentica e independente. Estou lhe convidando a Visitar-me, e se possível Seguirmos juntos por Eles. Certamente estarei lá esperando por você, com o meu chapeuzinho em mãos ou na cabeça.
    Insisto que vá Visitar-me, afinal, o que vale são os elos dos sorrisos.

    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa super bacana a viagem deve ter sido incrível! Beijinhos

    http://www.wefoundmoda.com/
    http://www.facebook.com/WeFoundModa
    Curte lá!! (:

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pelo comentário no meu blog. Adorei o post, o "México - Igrejas" ficou um mimo também. Os museus aqui do Japão são maravilhosos. Tenho vontade de ir nos que tem em Paris. <3 :* http://nicolekawai.blogspot.jp/

    ResponderExcluir
  16. Estou apaixonada pela "Árvore da Vida"! Tantas simbologias, tantas cores :)

    ResponderExcluir
  17. Nunca fui a um musei, acredita? --' O máximo que vi foi ver amostras em universidades. Seu post ficou magnífico. As maquetes me lembraram Uma Noite No Musei >.< E pensar como você pensa contemplando as peças expostas é realmente o objetivo \õõ
    Sobre seu comentário lá no meu blog, é bom saber da loja! hehe' Já ouvi falar que tem uma banda também com o nome Kadoshi.
    Até mais ;*

    ResponderExcluir
  18. Essa viagem deve ter sido incrível. Eu nunca fui a um museu (é sério),então, fiquei tão absorta olhando essas imagens. nunca vi esqueletos humanos de verdade. impressionante. queria ver o de mamute >.<
    Emilie Escreve~ | Fanpage | @blogabs

    ResponderExcluir
  19. Wow, não vai ser difícil filosofar num lugar tão rico em cultura como este. É tanta cor, tanto simbolismo e céus, o esqueletinho! E visualmente falando, a Árvore da Vida é fantástica e a Pedra do Sol também é rica em detalhes! Demais, mesmo!

    Beijinhos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  20. gosto mto de museus pq sou curiosa sobre a história de tudo! rs
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Que inveja ;______________;
    Sou louca pra ir, mas sou universitária, falida, com uma família que não compreende minhas necessidades culturais!

    Suas fotos ficaram lindas, e por elas já dá pra perceber o quão detalhado é, vou chorar ainda mais...

    Até

    ResponderExcluir
  22. Nossa que lindo!
    É incrivel a riqueza de detalhes das peças expostas.
    É realmente incrivel.

    Beijos
    Yasmin quer falar

    ResponderExcluir
  23. Eu amo museu! Olha, o que mais me impressiona são os fósseis e esqueletos, pois fico imaginando como aqueles seres viviam, como era na época. Eu acho muito interessante o estudo das civilizações antigas, tanto que aqui em casa tinha um livro que eu sempre abria pra ler( quando criança) sobre os incas e astecas.Eu adoraria conhecer esse museu!
    :*

    ResponderExcluir
  24. Acho que nem preciso dizer que amei também, né? Foi maravilhosa a visita ao museu e também consegui ver os Voladores, muito legal! Comi um sanduíche de perna super "picoso" na saída, acho que foi a coisa mais apimentada que comi na minha vida! Quase tive um treco! hahahaha

    Que legal que você também costura! Vou te contar que também morro de medo de estragar os tecidos mas, ainda bem, isso não aconteceu (ainda) rsrsrs

    Vou adorar se puder me passar o molde da bolsa! Já coloco na minha lista de desafios! E não se esqueça de me mostrar o que você fez! Tenho certeza que é algo lindo! ♥

    Ah! E passa lá no blog pra ver a minha festa mexicana e me conta o que achou!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  25. BIANNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNCA! ha quantos milenios devo uma resposta aqueles comentarios nos meus dois blogs? gente voce é muito fofa <3
    estou em ano de vestibular, uma correria louca, muito estudo, muita escola e cursinho, provas e afins! não sei falar muito de outro assunto e por isso quando passo pelos meus blogs queridinhos (como o seu!) passo quietinha, só olhando e refletindo sozinha pelo que li... meio estranho, mas estou meio carente de paz comigo mesma ultimamente, seu ano de vestibular foi assim também? menina que epoca chata! ter que decidir, que se inscrever, e lidar com tamanha responsabilidade de passar entao? ai god! daí tenho estado longe do blog mesmo, meu blog de dieta esta encerrado, foi muito bom mais nao acho justo deixar uma pagina parada fazendo volume por aqui, eu conheco o livro!!! menina parece ser otimo! pena que é meio caro, mas irei comprar! como anda com voce? ta conseguindo? tenho ovario policistico, tomo remédio pra controlar minha taxa de glicose (? não lembro direito o nome agora) e pra mim que SEMPRE fui acima do peso, emagrecer é algo suuuuuper complicado, tenho engoradado mais nessa epoca de estresse também :( mas vou procurar me controlar bastante e depois que comprar o livro espero que consiga identificar meus problemas na alimentacao e melhorar! (sou vegetariana, o livro tem dicas pra quem é também?) bom é isso, antes de dar tchau só gostaria de comentar que sou carente de museus por aqui :( queria fazer uma visitinha lá no Mexico tambem haha sempre fico filosofando sobre coisas antigas, a quem pertenceu e tals, seus posts sobre a viagem estao otimos de acompanhar! beijos bi (:

    ResponderExcluir
  26. Que incrível... Quantos símbolos! Quanta história junta... Quanta coisa que ninguém nunca vai saber!!! É de se emocionar mesmo... ;)

    ResponderExcluir
  27. Estou adorando o méxico! *-*

    Deve ter dado um friozinho na barriga ver esse povo de cabeça para baixo, não?

    Adoro museus. (Sou normal?)
    Eu visitei um de Antropologia aqui em Xingó. É incrível! Fiquei encantada.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  28. Primeiro que me dar uma aflição ver esse povo amarrado pelo pé e rodando. Nossa, não teria coragem.

    Segundo, que tantas coias ricas a gente pode ver no Museu, não só no México, mas como em todos. Quando era menor, adorava ficar vendo os fosseis e imaginando as criaturas e pessoas que habitavam naquela época.

    Terceiro, adoro o trabalho do povo em construir maquetes, acho que é tão rico de detalhes e muito bem feito.

    Realmente é parada obrigatória sim!
    Beijos, Bianca!

    ResponderExcluir
  29. Jurava que o pessoal pindurado era boneco! Na boa!

    ResponderExcluir
  30. Estou apaixonada por suas fotos, Bianca!

    Como você disse, tenho certeza que não deu para expressar todo o feeling do museu por fotos (nunca dá para comparar com a sensação de ver tudo ali, pessoalmente!), mas seu post me deixou louca de vontade de ver tudo de pertinho! Parada obrigatória se um dia eu for ao México :)

    Beijos!

    PS: Prometo que se realmente um dia passar por lá, vou filosofar sim! E quem sabe não te conto o que achei? :D Hehehe

    ResponderExcluir
  31. Ok Biih , se prepare para a maratona de comentários atrasados !! hahaha !

    Eu fui em poucos museus na minha vida, e a maioria foi naquela época de escola que não dá para prestar muita atenção nas coisas sabe?
    Mas tenho certeza que se eu fosse nesse ai eu ia viajar loucamente na minha cabeça , já filosofei só de ler seu post, imagina eu lá? hahaha!
    Sou fascinada por civilizações antigas apesar da maia me dar um leve medinho por suas teorias e costumes.

    PS: que fotos são essas meninaaaa, babeei! ;)

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...