Coloridinhas

             

15 agosto 2012

México - Teotihuacan

Para saber o que eu tava fazendo no México, clica aqui e leia o primeiro post da série.

Sempre fico confusa quando alguém posta sobre lugares com nomes esquisitos. Teotihuacan não é um caso grave. A pronúncia é bem fácil.. Teu-tiu-a-cã. Assim mesmo, quase do jeito que se escreve.

Esse tal do meu tio Acan (tá bom tá bom.. não teve graça, eu sei..) é um sítio arqueológico que fica um pouquinho afastado da Cidade do México. São aquelas famosas pirâmides que a gente vê por aí.. essas astecas e maias, lembra? Então.. no caso desse sítio, dizem que o lugar foi ocupado por um bocado de povos diferentes que viveram por lá antes de os colonizadores chegarem.
Praça central e pirâmide do Sol ao fundo.
Assim que chegamos, um guia nos explicou um pouco sobre as civilizações que viveram por lá e os produtos que eram fabricados. Os tecidos, cosméticos, papel, bebidas.. quase tudo com a mesma matéria prima: Agave. É uma planta amiguinha da babosa.
Teve até degustação de bebidinhas. Licores e Mezcal, com direito a sal e limão junto (tinha um verminho dentro da garrafa, o tal do Gusano, que é a minhoquinha que vive nas plantas de agave, mas essa parte a gente não experimentou, ufa. :P).

Subimos as duas maiores pirâmides. A do Sol e a da Lua. A vista lá de cima, como vocês já puderam ver, é bem bonitona. Quem pretende chegar lá em cima, pode começar a malhar perna aí.. vão precisar! Era cada degrau da altura do meu joelho quase.. mas, suuuuper vale a pena o ácido lático produzido.
Pirâmide do Sol.
Momoin na pirâmide da Lua com a Vic e a Tia Tiana láááá no final.
Reparem na foto como é íngreme e como são altos os degraus. A do Sol é mais tranquila, apesar de ser mais alta. Recomendo as duas, já que a vista de cima de cada uma é bastante diferente. Só de olhar as fotos tenho vontade de ir de novo!
Pirâmide da Lua ao centro e os turistcha!
O lugar é bem amplo. Acho que a galera das civilizações antigas gostavam de caminhada.
O tempo inteiro, nessa praça, passavam pessoas vendendo artesanato. Coisas de pedra, de prata, brinquedinhos, bijouterias... e eles não aceitavam um "não, obrigada", ficavam nos seguindo e abaixando o preço eternamente.. pra ver se a gente comprava. Diziam que aceitavam dólares, pesos, e até reais!

Vic linda.
Um desconhecido e suas pulseiras coloridas. Na pirâmide do Sol.

Posando para a outra máquina, na praça central.
Lá em Teotihuacan tem também um Museu. Não achei super mega incrível porque já tinha visitado outros melhores lá pela cidade, mas tinha um treco geniaaaal. Vou mostrar e explicar. Ó só:
Na ordem: Moin, eu, Paiê, Vic.
A foto é de um telão com uma webcam em cima. A webcam "filma" a gente e projeta a imagem no telão, deu pra entender?
Pois bem.. todos estamos usando crachás, certo? Ele é identificado pela webcam e daí essas cabeças aparecem. Não sei qual é a macumba. Sei que funciona e que é muito divertido!

Tapei o crachá e tirei foto pra vocês verem o treco em ação:
Depois, fomos a um outro sítio ao lado, que tem as ruínas do que foram as casas dos povos antigos mais pobres. Esse quase não é visitado. O povo dá destaque para as pirâmides e esquece essa parte. Mas, o motorista do Táxi conhecia e nos levou. Vimos algo mais parecido com o que seriam as casas que a gente conhece hoje em dia. Como se fossem cômodos divididos.

Gente... vocês conhecem o Mário?
Então... esse é o Mário, que nos levou até lá e depois de volta ao hotel em segurança e no conforto da sua combi.  Foi muito divertido o caminho todo! Ele ia explicando várias coisas sobre os lugares, ria das nossas brincadeiras e dava dicas de onde mais a gente deveria ir durante nossa semana de viagem. Quando forem ao México, procurem por ele. Vocês já sabem aonde...

Lá no México eles não conhecem a piadinha infame do Mário, mas sempre que alguém falava "o Mário disse tal coisa", a Vic dizia: "que Mário?". E não sei se era o cansaço, mas eu ri em TODAS as vezes que ela disse isso. Hahuiahoa
Quando fomos embora, a chuva já estava vindo. Escapamos por pouco e ainda pegamos alguns pinguinhos. Fomos direto para a Catedral da Nossa Senhora de Guadalupe, a Lupita. Mas, isso é assunto para outro post... :)

Agora, antes de ir, me façam uma promessa: Quando vocês forem ao México, vão visitar Teotihuacan, combinado? Promessa de dedinho?

29 comentários:

  1. Ai que legal Beeee, vou acompanhar os posts da tua viagem. Eu tô morrendo de vontade de ir pra terra dos bigodons.. mas, vou ter que esperar um pouquinho.
    Cada vez eu tenho mais certeza que esse povo das civilizações antigas tinham uma saúde de ferro! Os sítios arqueológicos são sempre nesse nível de dificuldade hahaha
    e valeu pela dica, certeza que eu vou procurar o Mário :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse lugar é incrivel;
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esta viagem que vc fez, vou ficar atenta para os próximos post's.
    maywaltz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Legal, gostei muito,parabéns.
    Divulgue seu blog grátis no Portal Teia,é grátis e rápido.
    Se interessar é só dar uma passadinha lá.
    Até mais

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Muito lindo lá e já estou com vontade de visitar !
    Haahahaha, foi falar com o Mário se por ventura eu passar por lá :D hahah
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Me deu vontade de treinar meu espanhol no México, em Teotihuacan, essas pirâmides são incriveis.

    ResponderExcluir
  7. Lindo o lugar.
    Parece ser bem místico e cultural. Aproveite para saber um pouco mais da cultura deles e é claro, fotografe tudo!
    Boa viagem e bom passeio :D

    ResponderExcluir
  8. Promessa de dedinho, mesmo! Acabei de ler seus dois posts sobre o México e estou encantada aqui! As fotos estão lindas, os lugares são lindos e caramba, tem uma história! Eu sempre achei muuuuuuito legal essas pirâmides, parabéns pela viagem! Estou ansiosa para saber sobre a Catedral!

    Beijinhos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  9. Promessa de dedinho mais que aceita. To contando os dias pra conhecer esse país incrível! E claro, quando isso acontecer, te conto tuuudo.

    ResponderExcluir
  10. Bibis,
    A forma de falar "meutioacán", aconteceu por acaso.
    Foi seu priminho Marcelo (aos 5 anos) que ao ouvir que iríamos visitar Teotihuacan, nos perguntou: "Meu tio Acán?"
    Você sabe que no Pará usamos o pronome pessoal na 2ª pessoa.

    ResponderExcluir
  11. Que lugar maravilhoso, eu acho que eu me emocionaria a cada instante, eu sou muito boba quando começo a pensar na história do lugar, das pessoas hehehe olha isso tudo :O experiência e tanto.

    ResponderExcluir
  12. olaaa
    que lindas fotitas :D
    eu adorava ir ai :D
    bjinho

    ResponderExcluir
  13. Sonho de vida é conhecer o méxico! Ainda mais depois de ver as fotos dos ultimos posts! Parece ser um lugar smples, porem muito rico em cultura e pessoas muito agradaveis, sei lá!

    Eu fiquei um tempão sem vir aqui!

    Enfim, ai essa greve!

    ResponderExcluir
  14. Aaaaah que saudade de vir aqui! dei uma sumida e perdi vários posts não acredito!! Vou linkar vc no meu blogroll ai naoperco nada!, pode ser?!

    Gente q linda tua viagem pro mexico ate voltou com material pra fazer carimbos (sim, vou arriscar os meus!!)

    Com certeza qnd for ao mexico vou visitar esse parque arqueologico, quero observar os detalhes dessas construções e ficar maravilhada com a paisagem...ainda mais eu que tenho loucura em conhecer ospaises da América d Sul antes de ir pra europa etc. mesmo nao tendo grana sempre faço planos sobre minhas futuras viagens hahahahaha

    ResponderExcluir
  15. Você é a cara da sua mãe, Bia!

    Adoro esses lugares históricos. Quando eu penso no México, na minha cabeça só vem praia, USA e tráfico. Sério.

    A gente esquece que tem outras coisas boas e lindas lá.

    Beijo!
    Ps: O post de hoje foi com a sua foto ;)

    ResponderExcluir
  16. Adorei as fotos, Bia :)

    E sim, quando eu for ao México quero conhecer Teotihuacan. Promessa de dedinho, hihi :P

    Beijo ♥

    ResponderExcluir
  17. Que lugar liiindo, que fotos lindas, tô encantada!!

    Tá prometido! Se um dia for ao México, vou visitar Teotihuacan! :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Nossa muito lindo, vou acompanhar os posts, quero conhecer mais um pouquinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Caramba, que lugar incrível! A paisagem é deslumbrante e parece ter sido muito legal. Adorei seu relato e fiquei com vontade de visitar o México também.

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  20. =OO
    Sou muito devota de Nossa Senhora de Guadalupe, ANSEIOOO pelo seu próximo post!!! :D

    ResponderExcluir
  21. que lugar lindo!
    eu quero muito viajar pra conhecer lugares assim, que são parte a história beem antiga!
    rs
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Gente, que lugar incrível!
    Deu muita vontade de conhecer agora que vi suas fotos.
    Adorei :)

    ResponderExcluir
  23. Que lugar mais liiindo! *-* Certamente visitarei quando for, mas provavelmente darei mais destaque à parte do que seriam casas... Gosto de saber como o povo vivia antigamente. :3 ÇL,SDÃL,SD

    ResponderExcluir
  24. Tenho muita vontade de conhecer essas pirâmides!!!! Amei as fotos *_*

    :*

    ResponderExcluir
  25. Nossa, muito lindo!
    Estou adorando os post da viagem.
    Fiquei ainda com mais vontade de conhecer o México!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  26. Não sei se falei mais outro motivo que me encanta o México é exatamente isso, os povos Maias que viveram lá. ^^
    E Teutiuacâ pode ter um nome chato, mas é lindooo. ^^

    ResponderExcluir
  27. É quase um nome de banda né? ahahaha !
    Mas o lugar lindooooooo!! Imagina umas fotos nesse lugar vazio ?? *o*
    Acho muito legal essas construções antigas!! Engraçado que não se fazem algo assim hoje em dia mesmo com tanta tecnologia.
    Não é pra subir esses degraus é pra escalar né? pq olha na foto da sua mãe o cara lá em baixo! haha !
    ;D

    ResponderExcluir
  28. Nossa! Eu prometo muito!! Apesar da altura do degrau!
    Eu fico impressionada com esses sítios arqueológicos, parecem coisas de outro mundo mesmo!
    Beijos que agora eu vou continuar lendo seus outros posts!

    ResponderExcluir
  29. Que lugar LINDO!!!!
    Meu sonho sempre foi fazer arqueologia pra poder visitar todos esses lugares (apesar de que todos os arqueólogos falam que 20% da vida deles é dedicada a viagens e 80% a estudos, pra mim tá bom também, hehehe).
    Se um dia eu for pro México com certeza visito! =]
    Não sei se você já comentou nos posts anteriores, mas foi caro fazer essa viagem? Queria ter uma noção de valores...
    Beijo!

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...