Coloridinhas

             

05 outubro 2012

[Literatura] Três bons motivos para ler biografias.

Ultimamente, as biografias têm me chamado atenção. Dedico um tempo a essa sessão quando passo por livrarias. Acontece que ler sobre a vida de outras pessoas sempre me inspira bastante. Não falo inspiração dessas pra gente criar coisas legais. Mas, de uma inspiração mais profunda mesmo, mais existencial. Me dá uma pontinha de “quero ser assim, quero seguir esse caminho também, quero fazer a diferença” ..não ser famosa, mas fazer diferença na vida das pessoas que convivem comigo. Não preciso ser lembrada por gerações e gerações, mas se puder de alguma forma, fazer com que as vidas das pessoas que me cercam sejam melhores, assim farei. E é isso que aprendo a cada biografia lida.
Não são biografias na foto, mas a gente releva... :P
E é por isso que recomendo que você leia biografias. Te dou três bons motivos e depois você me diz se foi convencido ou não, combinado?
Conhecer um mundo diferente do seu, visões diferentes da sua: Perceber que existem outras formas, bem diferentes de existir, que as pessoas encaram os acontecimentos de formas diferentes das nossas, não apenas por uma questão de maturidade, mas de experiência de vida mesmo, de opinião.
 Perceber a continuidade da vida, apesar dos percalços, das dificuldades, do sofrimento... Saber que depois da noite escura vem o dia lindo, que do chão a gente não passa. Além de conhecer a história do biografado, conhecer melhor a história do lugar aonde a pessoa viveu, das pessoas que conviveram com ele/ela. De certa forma, quando conhecemos uma pessoa e interagimos com ela, estamos também em interação indireta com o lugar que a cerca, a cultura e os costumes daquele ambiente, que muitas vezes é fundamental para que entendamos a própria vida da pessoa, o seu sofrimento, as suas conquistas, os desafios.
Se conhecer: É conhecendo os outros, também, que nos conhecemos. Pelo contraste ou pela semelhança, podemos nos conhecer, reconhecer partes de nós mesmos com as quais não entramos tanto em contato no dia a dia. Podemos nos perceber como somos e podemos também querer ser diferentes. Podemos seguir o exemplo da pessoa sobre a qual estamos lendo. Ou podemos saber melhor o que queremos, ou para onde estamos indo, quais serão nossas conquistas..
Gosto muito de um fato em biografias, que é o seguinte: nunca vi uma biografia em que a vida da pessoa era super glorificada pelo que ela possuía. E sim, pelo que produziu, pelo que sofreu, pelo que pensava, pela forma como agia, ou pela forma como tratava outras pessoas, ou pelo ambiente em que esteve.. Acho que precisamos de mais meios de comunicação que valorizem isso, sabe? Que mostre que somos mais do que aquilo que temos e que desejamos ter. Que mostre que a vida vai muito além do que é material. Que o que importa mesmo e o que fica (e vale a pena ser biografado) é a forma como pensamos e como agimos.. e como tocamos as pessoas à nossa volta.

"Nada do que vivemos tem sentido
Se não tocarmos o coração das pessoas"
Cora Coralina
E aí? Te convenci?
Se alguém conhecer alguma super biografia, me avisa que quero ler mais! :D

22 comentários:

  1. Você me convenceu. Sem mais.
    Fico abstraindo romances e livos de estudo, mas biografias é coisa rara.
    Uma que gosto muito é "Em busca de sentido" do sr. Viktor Frankl. Também fiquei encantada com "As vidas de Chico Xavier" do jornalista Marcel Souto Maior.
    E o que você me indica, Bia?

    ResponderExcluir
  2. Oiii! Sempre vale a pena ler biografias mesmo!
    Confesso que li poucas biografias até hoje, a mairia foi devido a trabalhos acadêmicos mesmo.
    bjs,*

    ResponderExcluir
  3. Adorei os seus motivos Bianca. Já estou a algum tempo querendo ler biografias de algumas pessoas, mas até o momento ainda não consegui. Espero adquirir alguma em breve, e aceito sugestões também :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro biografia. Sinto vontade de conhecer mais profundamente os artistas que admiro, e para isso, biografias são como um tesouro, hihi

    Strawberry Fields
    Loja Holly
    Adorei, e agora?

    ResponderExcluir
  5. Eu amo biografias. Amo muito. Especialmente quando é sobre escritores, a gente nunca sabe o que se passa na cabeça/na vida de uma pessoa enquanto ela está escrevendo aquilo, e ler as coisas imaginando todo um contexto por trás é muito mais legal <3

    Só li as biografias do Truman Capote, da Virginia Woolf... e do Hitler até agora. A próxima na wishlist é a do Fernando Pessoa :) Você já leu?

    xx <3

    ResponderExcluir
  6. Sim, me convenceu :). Acho que nunca li uma biografia, acredita? Vou procurar logo alguma p/ começar...

    Beijooo

    ResponderExcluir
  7. de todas as sessões, nunca passei mais de 2 minutos em biografias, acredita? até então, pra mim, não parecia ser interessante. não sou do tipo que tem um ídolo, e sai comprando as biografias deles. se gosto de música, gosto de música, não do cantor... consegue entender?
    achei interessante seu ponto de vista, e quem sabe eu não inclua mais esse estilo na minha prateleira? ^^

    ResponderExcluir
  8. Bi, tão delicioso passear pelo seu blog, pensamentos e imagens sempre tão bem clicadas! <3 Um beijo com carinho da Ma

    ResponderExcluir
  9. totalmente convencida! apesar que eu amo biografias então foi bom ver o seu ponto de vista sobre isso, é parecido com o meu. recomendo fortemente Só Garotos da Patti Smith, lindo lindo lindo!!

    Bibiiii que saudade. é verdade, eu sumi. queria ter vindo aqui mais e comentado seus posts que estão absolutamente fantásticos, mas acabei mudando de emprego esse mês passado e as coisas estão confusas com relação ao tempo, mas enfim, espero voltar logo, tô com saudade de compartilhar ^^

    beijo.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro de biografia, depois desse post me inspirei!

    oucacoloridovejaalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bem legal esse post! Me deu vontade de ler biografias agora, confesso que não leio muito esse tipo de trabalho! :(

    http://officialgabi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Você me convenceu a ler biografias, adorei seu motivos. Você pode indicar algumas que mais gostou de ler?
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Me convenceu. Eu acho que só li uma biografia até hoje. Depois que vi o filme As Horas. Fiquei com vontade de ler uma biografia da Virginia Woolf!

    ResponderExcluir
  14. Me convenceu, sim. Na verdade,às vezes, só de ler um nome, ouvir uma música, me dá uma curiosidade de entender aquela pessoa,
    conhecer o mundo dela, que acabo dando uma olhadinha pela net pra descobrir sobre ela. mas não é hábito. Atualmente estou lendo
    um livro de bolso sobre Cuba, pós-Revolução. Acho que não deixa de ser uma biografia, porque fala bem do cotidiano das pessoas,
    as formas de tratamento, os costumes, etc. Tipo uma "biografia do povo de Cuba".
    Por causa deste post, acho que vou tentar tornar isso um hábito. :)

    Obs: to apaixonada pela sua mala, sério!

    ResponderExcluir
  15. Não costumo ler biografias (na verdade, acho que nunca li! Hahaha), mas você me convenceu!

    Na próxima oportunidade, vou procurar uma para ler. Me indica alguma? :)

    Beijos!

    PS: Pois é, amei essa questão da coleção de lápis não sair cara, apesar de ser lindinha e super interessante... Acho que vou aderir mesmo, já estou arrependida de não ter comprado lápis dos lugares que já visitei! Hehehe

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre tive um pouco de "preconceito" com biografias, mas seu post me inspirou a começar a ler algumas.
    Ótimo post, obg :3

    http://yanderekkoyo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Também gosto muito de biografias, principalmente autobiografias. É o que mais tenho lido ultimamente... Gostei muito da autobiografia do André Agassi e a da Natascha Kampusch. Tem alguns outros que não são propriamente biografias, mas que gostei muito, como Na natureza selvagem e os livros de Amyr Klink e de Humberto Gessinger.

    ResponderExcluir
  18. Amo biografias! Não importa ser for em livro, se for na Wikipédia, em pesquisas ou até em documentários. Eu sou meio fascinada por saber da vida das outras pessoas. Parece coisa de vizinha xereta, mas sempre acho incrível ver o ponto de vista de alguém que foi importante ou fez algo que mudou as pessoas e o mundo.
    Particularmente, eu gosto da biografia do Álvares de Azevedo. Não sei se conta, porque sou meio que obcecada por ele. Mas acho que vale a pena dar uma procurada.

    ResponderExcluir
  19. Sem dúvidas de que me convenceu!
    Há algum tempo ando com esse desejo de ler biografias de pessoas que acho interessante mais sei muito pouco, com Chaplin. Isso que você disse no final pra mim foi uma observação incrível: de que a valorização da pessoa biografada se dá pelo que ela viveu, e não possuiu. Infelizmente, como você mesma disse, isso ainda não é tão valorizado nos outros meios de comunicação..

    O post foi muito bom!

    Aliás, como todos os outros... sempre penso: agora vou ficar uma horinha lendo os blogs.. quando me dou conta já passou de uma hora que estou lendo só o seu! hahaha

    Um beijo enorme e uma semana linda!

    ResponderExcluir
  20. Oie :)Tudo bom?
    Então, estou lendo a biografia da Frida Kahlo!É apaixonante.Foi assim que aconteceu: na internet e em vários lugares começaram a aparecer muitas pessoas elogiando-a, falando sobre o quanto ela era incrível, mas tudo que eu via era uma pintora egocêntrica que só fazia auto-retratos e tinha uma monocelha engraçada.Aí pensei, poxa como eu posso saber né?Um dia li na gloss sobre a biografia dela, logo quis comprar para entender o porquê dela ser tão incrível.Realmente depois de ler fiquei fascinada com a mulher que ela era! Amei muito, fora seus casos romanticos...hahaha amei e entendi que na verdade de egocênttrica ela não tinha nada!Ela usava a si mesma como uma tela para o que estava sentindo, muito poético na verdade! Acho que vale muito ler essa biografia!Agora estou viciadinha nos livros do John Green (li "A culpa é das estrelas" e "Quem é voce, Alasca?") muiito bons por sinal, agora comecei a série Millenium, dizem que vou me surpreender, espero que sim!
    Desculpa o comentário gigante, mas como gostei muito do seu blog, me identifiquei com ele, senti que se não indicasse os livros ótimos que li/estou lendo, seria um 'pecado'...Haha você é uma fofa, e muito simpática!Continue com o blog e saiba que assim você vai longe!
    Beijooos
    Maria SIlvia

    ResponderExcluir
  21. Ah, também acho bem legal ler biografia...sempre me inspira!
    Adorei sua dica.
    Beijos

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...