Coloridinhas

             

30 agosto 2012

México - Outros Museus

Para saber o que eu tava fazendo no México, clica aqui e leia o primeiro post da série. Ou quer conhecer Teotihuacan? Clica aqui. Talvez você esteja procurando pelas lindas igrejas.. clica aqui.  Mas, se estive animado pra pensar na vida, conheça o Museu de Antropologia clicando aqui! Quer ver barquinhos fofos e coloridos? Clica aqui.
E se você ainda não tá participando do Sorteio, clica aqui e se inscreva! :D

Hoje vim aqui pra falar e mostrar de forma rápida (infelizmente..), outros três museus que visitei no México. Resolvi passar rápido pra não demorar tanto nos posts do México. Estou morreeendo de vontade de voltar à programação normal do blog. E como tenho TOC de organização (e consigo manter meu quarto em uma bagunça eterna mesmo assim... :P), fico agoniada de pensar em ir postando sobre a viagem e outras coisas intercaladas. :P

Enfim... vamos a eles, os museus! :D

A Casa Azul - Frida Khalo:
Tenho uma má notícia: Vocês vão ter que ir lá se quiserem ver (não é tão má assim, né?).
Não era permitido fotografar dentro da casa da Frida, apenas no quintal. Portanto, sem fotos do museu aqui. Mas, achei importante citar, porque é um lugar impressionante! Conhecer a vida dela foi incrível. Apenas conhecia algumas de suas obras e nunca me chamou tanta atenção assim.. até porque, eram bem poucas as que eu já tinha visto.

Porém, ao ver os outros trabalhos e relacionar tudo aqui com a parte da biografia dela que pude conhecer no próprio museu foi maravilhoso. É emocionante. A Frida é um exemplo pra mim em vários sentidos.. de força e superação.. é inspiração artística, e vários outros aspectos que tocam mais lá dentro, a ponto de não ser possível explicá-los por aqui, com palavras. Tem que ir lá! :)
Eu de Frida, a Vic de Diego Riviera. :P
O que posso recomendar para vocês é que assistam ao filme "Frida", de 2002. Ele mostra uma parte da vida dela, do romance com Diego Riviera e com o Trotsky. A fotografia do filme me chamou muita atenção. É linda. Vale a pena não só pela história, mas pelas imagens, diálogos, trilha sonora... recomendo demais!

Casa do Trotsky:
Não conheço tão bem a revolução russa, nunca estudei direito. Depois de ir à casa do Trotsky, fiquei mais curiosa com relação ao assunto.

Sobre a vida dele, o que sei é que foi amante da Frida..
E que foi um dos líderes no início da revolução, mas com o passar do tempo, os fatos mudaram e suas ideias não mais condiziam com os ideais da revolução. Ele foi afastado por Stalin, estabeleceu-se no México, sofreu um primeiro atentado de morte, não morreu. Mas, morreu no segundo, pelas mãos de um agente de Stalin.
O museu é a própria casa dele. É pequena e a visita é muito rápida, mas vale a pena. Na foto, vocês podem ver o aquecedor da água. Só colocar lenha aí dentro e ser feliz, no seu banho quentinho.
O legal de ver em sua casa, é o lado mais humano. Por exemplo, quem aí sabia que ele criava galinhas? :)
A gente também pode ver as marcas dos tiros na parede do quarto. São referentes ao primeiro atentado que ele sofreu. Depois disso, a casa foi praticamente blindada. A porta é feita de metal e bem grossa. As janelas também têm uma mega proteção.

E para não ficar diferente da Frida, também vou fazer uma indicação aqui: Leiam "A Revolução dos Bichos", do George Orwell. É uma crítica muito bem elaborada, com senso de humor, na forma de uma fábula bem fácil de ler, com linguagem simples.. é um livro gostoso que fala um pouco sobre a questão toda do socialismo, da revolução. Dizem as más línguas que é um retrato da revolução russa (realmente, quando a gente está lendo, não tem como não pensar isso. Hahaha), e que o Napoleão e o Bola de Neve são representações de Stalin e Trotsky, respectivamente. Enquanto fazia a visita à casa com meu pai, fomos lembrando de trechos do livro e juntando os pedacinhos do que cada um sabia sobre a revolução. :)

Museu Nacional:
O Munal, Museu Nacional, como todo bom museu, tem um acervo permanente e também recebe várias obras que vão circulando pelos museus do mundo. Foi numa das salas do Munal que pude ver essa obra do Magritte original, ao vivo e a cores! Muito incrível!

O esquema lá é assim: Nos andares de cima tem obras bastante antigas, esculturas e pinturas. Daquela época da Maria Antonieta, aquelas roupas cheias de babados, rendas, os imperadores cheios de frufrus e golas e mangas bufantes.. os quadros eram muito bonitos! Retratavam sempre temas religiosos, marcos históricos ou membros de famílias reais.
Como era de se esperar, o prédio todo é muito lindo!

O andar do meio era cheio de obras de artistas mais recentes. Tinham uns muito muito bons! Muito legal ver essas obras de hoje sendo valorizadas.. aqueles painéis enormes. Muito bonito! Recomendo também!
Essa escultura da foto acima me chamou muita atenção. Ficava perto da escada. Era uma pedra enorme e tinha essa mulher deitada toda torta, com os cabelos soltos e um expressão serena. Na foto não dá pra ver bem, mas não cheguei a fotografar a escultura inteira. Era uma perfeição impressionante. E a forma como ela estava deitada era bonita, não sei explicar. Muito linda, fiquei hipnotizada.
Coloquei essa foto da luminária por um bom motivo! Em uma das salas, tinham artigos antigos, mesa, sofás, cadeiras, cristaleiras e quadros. Todos que pertenceram às antigas famílias reais lá no México. Eu, dentro da sala, olhei para a luminária e quis fotografar. Não tive dúvidas. Devido às condições da iluminação na sala, apoiei meus cotovelos pra estabilizar a máquina e não ter um foto tremida. Logo depois do clique, veio uma moça em minha direção.
Eu estava crente que ela ia pedir pra ver minha autorização de fotografia (a gente tem que comprar na entrada, se quiser tirar fotos), mas ela só falou:
"Ow véi.. encosta na mesa não.. sério..", mas claro: com outras palavras e em espanhol! :P

Era uma mesa toda de mármore super incrível e bonita que deve ter sido usada como mesa de jantar ou de reuniões, não faço ideia. O fato é que era uma peça da exposição que tinha uma plaquinha enorme dizendo "não encosta!!". Hhauiahao
Acredito que não tenha causado um estrago tão grande, ela pareceu igual pra mim. Hahaha :)

É isso! Ainda falta mais um museu (aguardem fotos do esquilo fofo!) e comidinhas! E logo depois, tem o sorteio! :D

28 comentários:

  1. Ai Bia, essa série de posts sobre sua viagem é tão bacana! Vou sentir falta quando ele acabar.
    Já viu o filme sobre a vida da Frida? É tão lindo, mas tão lindo! Mostra o romance dela com o Diego Riveras e até sobre o caso com o Trotsky. Depois que o vi, quis ler a sua biografia (tem uma edição linda que vem até com uma sacola) e hoje a vejo como grande modelo de perseverança. Pra mim, ela é uma das maiores artistas do século XX.
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  2. Acho que o que mais gosto dos Museus são esses ares imperiais, mas é claro que nem todos são assim, como por exemplo o do Trostshy, que não é praticamente um Museu, mas guarda coisas históricas e conta um pouco da história também.

    Essa foto da luminária, ficou linda mesmo. Deu super certo e questão da iluminação formanda um degradê em torno. =D

    ResponderExcluir
  3. Ah Bia, vi agora o comentário embaixo da foto, acabou passando despercebido por mim!

    E dedicatórias sempre deixam tão mais legal! Tem um tumblr só com elas, muito legal http://eutededico.tumblr.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  4. eu queria ter tempo para vir aqui comentar nessa sua série de fotos fantásticas e lindas <3

    agora eu tenho :D

    primeiro: eu prometo que visitarei Teotihuacan, teve uma fase na minha vida em que eu fiquei obcecada pela cultura maia e estudei muitas coisas, em casa tem umas 200 enciclopédias e eu ficava lá estudando exaustivamente, infelizmente não lembro muita coisa, como a maioria dos assuntos em que fico obcecada :l
    mas sei que desde aquela época, eu queria conhecer Teotihuacan, e irei. e procurarei por Mário, adoro gente simpática :D

    segundo: quando eu estou em um lugar desconhecido, geralmente visito três lugares para conhecer a atmosfera do lugar: bibliotecas municipais, igrejas e mercados municipais. é incrível como a gente detecta as coisas nesses lugares.
    fiquei chocada com o tamanho do órgão, nunca vi desse tamanho HAHA. uma pena o México estar afundando :l

    terceiro: quanto mais antigo o tempo, mais estranhas as tradições né?! eu já tinha visto na tv essa "dança" deles, achei divertido também :p
    o museu de antropologia me arrebatou por completo, lindas as fotos e a maneira como você foi contando tudo ^^
    o esqueleto, gente, eu vi esses dias um documentário chileno ou peruano, onde contavam um pouco sobre as múmias que eles encontraram numa pirâmide lá, e eram destinadas para o sacrifício é impressionante, é peruano mesmo, lembrei agora. se eu lembrar o nome do doc eu te falo, é bem interessante. e prometo filosofar por lá, rs. ;)

    quarto: eu amei esse post! sério. por conta da Frida, do Trotsky, da indicação de Revolução dos Bichos, dos detalhes, amei!!

    viagem linda essa que tu fez Bibi, sério, da muita vontade de ir para lá também. ;)

    já falei demais já, no próximo post eu falo mais :p

    :*

    ResponderExcluir
  5. Que pena que já esta acabando as postagens do México rsrsrsrs, amei conhece-lo, vou ficar com saudade! Mas também gosto das outras postagens que você faz.
    xau e beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia... esses lugares são lindos! Vou procurar o filme, me interessei muito!
    Bjaum

    ResponderExcluir
  7. Oii Bee!

    Fico triste com o fim próximo do tour pelo México... achei tudo tão lindo^^
    Estou ansiosa pra saber sobre as comidinhas e o sorteio com certeza irei participar loucamente...hehe

    megaa bjoo
    ;*

    ResponderExcluir
  8. To amando seus relatos e a minha vontade em conhecer esse país só aumenta!!

    :D

    ResponderExcluir
  9. ohh tão gira a casa azul :D
    e a foto a seguir eehehee
    bjinho

    ResponderExcluir
  10. Lindas fotos, como sempre né? (: E nossa, acho que eu ia ter vários insides nesses museus da Frida e do Trotsky, adoro quando a exposição é feita com objetos pessoais ou até mesmo no lugar onde a pessoa viveu. Quanta energia!!!

    E tou esperando ansiosa desde sempre com o post especial sobre gastronomia. Delícia!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  11. Adoro posts assim e estou amando ver como é a cidade por aqui!
    Viajando sem sair do lugar...rs
    Mas achei um arraso esse Museu, belíssimo!
    bjoks

    ResponderExcluir
  12. Não sei muito sobre a Frida, vou procurar assistir o filme sobre ela que você indicou!
    Que fotos mais lindas você tirou! A minha favorita é a da luminária, ahahahahaha! XD

    ResponderExcluir
  13. Silvianeee... vou responder nesse post os seus comentários! :)
    Vi que você comentou nos outros posts do México também e que vem acompanhando o blog! E quero deixar registrado meu obrigadaaa demais! ^^

    Vê mesmo o filmee! É muito bom! Um pouco parado, mas maravilhoso! Presta atenção na fotografia e na trilha sonora! ^^
    Depois volta pra dizer o que achou? ^^

    ;*

    ResponderExcluir
  14. Nossa Bia que museu perfeito, não acredito que você esteve na casa de Casa do Trotsky,quando eu estudei sobre a revolução russa me apaixonei por ele sempre tão misterioso.
    Estou amando esses post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Você esta um charme de Frida >.< e que lindos estes lugares...

    ResponderExcluir
  16. Ai eu adorei essa casa azul da Friiidaaa!! já vi o filme e fiquei mais interessada ainda pela figura dela.. uma criatura super intensa e misteriosa..

    sobre trotsky tb fiquei curiosa mesmo a casa dele dando uma sensação morbida..

    e sobre o Museu..QUE COISA LINDA!
    adorei essa fotografia da luminária, um ar meio sombrio meio luxuoso.. amei as fotos Bianca!

    ResponderExcluir
  17. Lindos museus! Pra mim, que gosto de história, nada melhor do que visitar lugares assim :) quem sabe um dia?
    E eu aqui tentando entender se era espanhol ou era uma coisa sua, a palavra momoin ^^ bem fofo!
    Beijos
    semacordes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adoro vistar museus.
    Ainda quero visitar TODOS os da minha cidade, pelo menos.. né?

    A pitura do teto é linda e a foto da frida e do diego riviera está MEGA engraçada.

    Adorei! Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Assisti ao filme da Frida numa madrugada, na época em que eu não conseguia dormir à noite (por ter uma televisão no quarto, hihi xD). Achei a história dela tão triste, mas realmente a fotografia é muito bela.
    Achei o aquecedor uma "coisa"! Antes de ler eu pensei que era justamente isso e fiquei pensando: "será que era assim que eles aqueciam a água naquela época? Mas como?"
    Ainda não li o livro e fiquei surpresa em saber que tem essa conotação... A última pessoa que vi com o livro na mão me disse que a história era de bichos que falavam, heuehue xD
    Achei a pintura no teto e a luminária belíssima! E ri com a moça do não encosta ^^
    Vou conferir os outros posts da viagem!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Nossa esse museu é encantador,creio que não dá vontade se sair dele pelas fotos dá uma vontade imensa de conhecer! Beijinhos


    http://www.wefoundmoda.com/

    ResponderExcluir
  21. Ai que maravilhosos!

    Meu sonho conhecer a Casa Azul <3

    beijobeijo

    ResponderExcluir
  22. Eu assisti ao filme da Frida quando eu tinha uns 13 anos... E lendo esse post me fez lembrar de muitas cenas :)
    Muito incrível!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, essas fotos ficaram muito legais! Vc se divertiu bastante?

    ResponderExcluir
  24. Eba, ainda vai ter mais um post! Bem, eu vou lendo e a medida que "abaixo a página", vejo as fotos, e já na foto da escada do Museu Nacional fiquei impressionada com a riqueza de detalhes...Nem preciso dizer o que eu achei do teto, da escultura é tudo o mais, né? Haha sério, tudo muito legal e bonito! E A Revolução dos Bichos é um baita livro ;3

    Beijos, Vickawaii!
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  25. Meu sonho é conhecer a casa da Frida. É um item na minha lista top 10 lugares para visitar antes de morrer <3

    ResponderExcluir
  26. Deixa eu demostrar minha última reação com o post: uahsuahushaushuas

    Mas, sério. Tô rindo demais de você aqui. Imaginando a mossa falando... Ow véi, na boa! hahaha só que em espanhol!

    Muita cultura pra minha mente vazia! Adorei o post! As fotos! Já havia visto antes, mas não tinha lido. Passei rapidão quando atualizou o blog. Interesseira só comentei o post do sorteio. haha

    Vou para os outros posts do méxico! arriba!

    ResponderExcluir
  27. Ainnn, que pena que os posts sobre o México já estão acabando, estou adorando "viajar" com você, Bianca!

    Me diz uma coisa... A casa da Frida é tipo uma casa mesmo, com os móveis dela, coisas do jeito que ela deixou, assim como é na casa Trotsky? (Falando nele, que loucura essas marcas de tiro!)
    Enlouqueço com museus assim, estilo casa, com móveis, objetos pessoais... Há pouco estive em MG e, mais precisamente em Ouro Preto, senti muuuita falta de museus assim (apesar de ter amado o museu da Inconfidência)!

    Beijos!

    PS: Que beleza é esse Museu Nacional! Imagino como deve ser pessoalmente!

    ResponderExcluir
  28. Minha cara de animação foi superada pela de tristeza depois que eu li que não tinha fotos do museu da Frida! Quando eu ficar RIKA vou lá ver então ! hahaah
    Meu deus o que é a escadaria do museu nacional? Maravilhosa !
    Encostar no que não é permitido, quem nunca ? hahaha !
    pelo menos vc conseguiu uma boa foto ! hahaha !

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...